A festa com mais Graça
- Leia & Pense em Espanhol
- Aug 18, 2017
- 1 min read
Visitar o bairro de Gracia em Barcelona durante sua festa é trasladar-se a um mundo mágico. Em um passeio de um pouco mais de uma hora pode-se passar do céu ao inferno, viajar da China ao faroeste ou "nadar" no fundo do mar. E tudo graças à imaginação de seus vizinhos.
A tradição de decorar as ruas remonta ao século XVIII, quando Gracia ainda era um povoado de Barcelona. Há vários anos a maioria dos vizinhos reciclam objetos e envases da vida cotidiana para elaborar suas criações: jornais, garrafas plásticas, potes de iogurte, arames, caixas de papelão. O resultado é realmente surpreendente.
Umas vinte ruas, vestidas em seus melhores trajes, recebem shows, espetáculos com mágicos e orquestras populares a cada noite.
Ao longo das calçadas os próprios vizinhos vendem bebidas para os visitantes. Dessa maneira, os organizadores das ruas conseguem dinheiro para pagar os custos de elaboração da festa.
Tanto esforço é recompensado no primeiro dia de festa quando um júri popular entrega diversos prêmios às melhores ruas: a mais original, a melhor iluminada, a mais ecológica e a mais bonita.
Além das fantásticas ruas decoradas, nas festas de Gracia ocorrem aulas de dança, exibições de castellers, desfiles de bonecos como os de Olinda, chocolatadas (reuniões em que as pessoas comem churros), corridas, exposições e muita, muita música.
A cada terceira semana do mês de agosto, Gracia atrai mais de um milhão e meio de visitantes.
Comments